terça-feira, junho 16, 2009

Palavras que prendem

Numa destas noites participei num encontro muito restrito com um dos grandes empresários do nosso país. Um encontro à volta de uma mesa para uma conversa descontraída e enriquecedora. Oportunidade para falar e ouvir falar de liderança, de missão, de valores, de princípios, de pessoas com objectivos.

A história e a fibra de quem lidera contada ali, ao vivo, na primeira pessoa. Uma conversa com a generosidade e a partilha de quem tem um percurso longo, seguro, confiante, de descoberta, de afirmação, de visão.

Uma vida rica, muito rica, com viagens, com batalhas ganhas, com derrotas assumidas, com interacções com os melhores do mundo, com relações privilegiadas com líderes internacionais. A noite voou. Mas enquanto as horas avançavam o tempo parou, e eu fiquei presa às palavras daquele líder.

Mas foi o homem atrás do líder, que todos conhecem através da televisão e dos jornais, que me fascinou.

Um homem que sabe quem é.

Que sabe o que quer.

Que se move por objectivos definidos, claros, mas sempre flexíveis e ajustáveis.

De vez em quando percebemos que há pessoas especiais, que temos tanto a aprender com os outros, que a vida está cheia de belas e agradáveis surpresas e que quando menos se espera se vive assim, uma noite de fascínios.