quarta-feira, julho 21, 2004

Ontem foi assinalado o 35º aniversário da primeira ida à Lua. A primeira vez que um ser humano pisou a Lua. Pensei que nestes 35 anos o mundo pudesse ter  evoluído mais depressa, pensei que hoje existisse uma colónia de terrestres a povoar a Lua. Pensei.... O meu fascínio pelo Espaço começou com os desenhos animados Era uma vez.........O Espaço...  ainda tenho aquela melodia nos ouvidos.
 
A quem interesse, aos senhores do mundo que dominam a corrida ao espaço, desde já me declaro VOLUNTÁRIA para habitar a Biosfera III criada fora do planeta terra. Ora aqui está um tema que me apaixona. A vida no futuro, entre a ficção cientifica e o sonho de dominar as adversidades da natureza.
 
Biosfera I: O globo terrestre; local onde se desenvolve a vida

Biosfera II: Projecto iniciado nos Estados Unidos, em setembro de 1991, com o objectivo de aprofundar os conhecimentos sobre a Terra - considerada Biosfera 1. Um projecto para estudar  os problemas de sobrevivência noutros mundos. A operação desenvolveu-se numa área de 1,27 ha no deserto do Arizona, a 65 km de Tucson, numa estrutura  de aço e vidro, onde deveriam viver quatro homens e quatro mulheres acompanhados por quatro mil espécies de plantas, animais e microorganismos. Os oito participantes do projecto tinham à disposição biossistemas que reproduziram a floresta tropical, o oceano, a savana e o deserto, além de 18 áreas diferentes de cultivo. No interior da estufa, o  ar era reciclado,  apresentando-se húmido e tépido, a chuva foi provocada  artificialmente  e a água era também reciclada. O projecto deveria durar dois anos.
Desconheço os resultados

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se não se tratasse da biosfera II, poderiamos dizer que o projecto tinha metido água ;)...mas falhou redondamente....

12:13 da tarde  
Blogger amiguinhodetrabalho said...

Eu cá do espaço só me lembro de "Pigs in Space", com a Miss Piggy e o Sapo Verde, aquele...como é que é mesmo o nome? Ah! COCAS!!!!
Isto claro está que se passava nos Marretas. Não, não me interpretem mal!!! Este ná é um bolg (blo blo bol bol)...BLOG marreta não senhor!!! È um bloc (blog) sério!!! Não avacalhem o sistema sff. Esta cena do blog, bolg, bloc é que me está a atrapalhar o único neurónio que tenho no cérebro: Depois desta ELAS pensam, este é gajo, e já se convenceu que os outros neurónios andam todos em outra parte do seu corpo!!! lololol.

12:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá, tenho estado a estudar o capitalismo natural e acabei por encontrar algumas coisas sobre o projecto biosfera II. Aqui fica um excerto com o qual concordo:

"The lesson of Biosphere II is that there are no man-made substitutes for essential natural services. We have not come up with an economical way to manufacture watersheds, gene pools, topsoil, wetlands, river systems, pollinators, or fisheries. Technological fixes can't solve problems with soil fertility or guarantee clean air, biological diversity, pure water, and climatic stability; nor can they increase the capacity of the environment to absorb 25 billion tons of waste created annually in America alone."

Creio que é completamente impossível criar artificialmente condições de vida para a humanidade.

Por isso vamos cuidar do nosso planeta!

5:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home