terça-feira, outubro 11, 2005

navio de espelhos


Hoje acordei e era uma ilha. Assim, desacompanhada no meio do mar.
Sou uma ilha que navega, quase um navio. Um navio de espelhos que reflecte o sol e o fundo do mar.

O navio de espelhos
não navega cavalga

Hoje acordei e era uma ilha. Uma ilha grande, colorida, muito verde. Na minha ilha o sol brilha com intensidade e o mar é muito azul. Tão azul que fere os olhos mais desprevenidos. Os olhos que chegam ensombrados pela opacidade do sobressalto do mundo.

Seu mar é a floresta
que lhe serve de nível
Ao crepúsculo espelha
sol e lua nos flancos

Sou uma ilha quente, alta, forte. Ando à procura de morada para ficar. Ando por aí, sem andar perdida, encontrei-me no navio de espelhos. Procuro o destino que sei que é meu, com a certeza que o vou perceber quando chegar.

Quando chega à cidade
nenhum cais o abriga
O seu porão traz nada
nada leva à partida

Inventei-me a cada dia no jogo dos reflexos das representações, reproduções e retratos. As imagens do que fui, do que já não sou, do que almejo ser e do que realmente sou confluem e confundem-se com as imagens que os outros reflectem nos meus espelhos. Sou eu porque tenho muitas identidades, porque sinto o que sentem, desejam e ambicionam várias vontades, porque tenho a vida de todas as pessoas que vivem em mim. Todas as que habitam o navio de espelhos que não navega, cavalga.

Seus dez mil capitães
têm o mesmo rosto
A mesma cinta escura
o mesmo grau e posto

É nesta alternância que me completo enquanto navego. Hoje acordei e sou finalmente uma ilha, quase navio, quase parada, quase em casa. Navego com os espelhos alinhados pelo sol, confiante na rota escolhida, segura da ilha que sou à procura do fim do mundo.

Toda a nave cavalga
(como no espaço os astros)
Do princípio do mundo
até ao fim do mundo

Poema de Mário Cesariny o resto sou eu

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não sei se é isso mesmo que queres da vida, esse caminho que dizes que escolheste nesse teu navio de espelhos. Não gosto quando ficas triste, porque as tristezas não combinam contigo. Gosto de te ver alegre com os olhos a brilhar.Eu sei que és uma linda pessoa especial e se há quem não perceba isso... não merece que lhe dês muita importância ;)

Beijo

10:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home