terça-feira, setembro 21, 2004

A ternura dos 40

Tenho cá em casa os livros da Mafaldinha.
Especialmente um vermelho, grosso que vou buscar esporadicamente para colocar à cabeceira e me acompanha antes de adormecer…
Entrei na vida da Mafaldinha pela mão de um colega que desenhava tiras cómicas…. Entrei na típica família de classe media da América Latina dos anos 60, há anos. Ri-me, rio-me até às lágrimas com as críticas, as resoluções, as conclusões daquela criança esperta.
A miúda era de facto sagaz, perspicaz, inteligente, não tem papas na língua e criava situações muito complicadas, sobretudo à mãe, dona de casa acomodada, mas também não negligenciava o pai, sustento da casa e bom chefe de família.
O que me separa da Mafaldinha, o que sempre me distinguiu dela é a Sopa, ela detestava-a eu gosto, gosto mesmo, a sério. Menos canja.. não suporto canja.
A Mafaldinha, criada por Quino, nasceu na argentina, há 40 anos. É verdade, há 40 anos e as criticas sociais continuam actuais. Excepto a guerra fria, pouco mudou no mundo….Bem… há mais telemóveis e micro-ondas e computadores e internet….. mas no resto…..
Onde anda hoje a Mafaldinha???? Será que já gosta de sopa? Perdemos-lhe o rasto em 1974, quando Quino decidiu matar a sua heroína, porque considerava que se estava a repetir nas suas histórias….
A menina que lia jornais, que se preocupava com o mundo, que não via televisão, que defendia o papel activo da mulher na sociedade desapareceu… mas a sua herança permanece atravessando gerações.
Hoje ela tem 40 anos e deve ser tradutora nas Nações Unidas (pelo menos era o que ela anunciava que queria ser) Será que ainda detesta sopa???
Alguém gosta de sopa????

3 Comments:

Blogger João Pedro "jota" Martins said...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:00 da tarde  
Blogger Alexandre said...

mesmo assim, prefiro de longe os cartoons do quino à mafaldinha...

4:25 da tarde  
Blogger jp diniz said...

eu gosto de sopa , claro e o meu próximo post sobre a dita vai com dedicatória para o Quéstuver . Mi aguardji .

5:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home