quarta-feira, novembro 10, 2004

Perceber as palavras

Há palavras muito ricas que escondem e revelam, se perdermos algum tempo a olhá-las e a analisá-las, grandes mistérios. Há depois palavras divertidas, enroladas, engraçadas, como pantagruel, como montanha-russa, justaposição, arco-iris, balão, algodão doce, papa-formigas, primaveril, colorido, leitão ou chocolate. Bem a palavra chocolate não é muito divertida, mas eu gosto tanto de chocolate…
E há ainda palavras que dizemos todos os dias e às quais nunca damos o devido valor, ou nem sequer tomamos consciência do seu significado. Uma delas é desenvolver. Encarei-a um dia destes. Fiquei a repeti-la. Des-envolver.
Assim à primeira vista é mesmo o contrário de envolvimento, sendo este um acto de olhar para dentro, de ficar estático debruçado sobre si, como se de um novelo se tratasse a vida vai desenrolando esse fio, desenvolvendo o indivíduo rumo ao futuro, rumo ao crescimento. Parece paradoxal mas envolver poderá ser, de facto, o contrário de crescer, de evoluir, envolvimento é parar, é aprofundar, é ficar enredado e preso. Para andar é preciso DES-ENVOLVER.