segunda-feira, janeiro 17, 2005

O espírito das casas

O espírito de uma casa está relacionado com a luz que utiliza, aprisiona e reflecte. As divisões agradam-nos consoante a entrada da luz, de acordo com o mundo que deixam entrar pelas janelas rasgadas nas paredes que isolam o interior. É afinal a luz que marca e cristaliza cada lugar.
Por isso, a luz natural tem tanta importância nos projectos de arquitectura. Mas é também a relação e o respeito da casa com o meio onde está inserida que faz dela especial e única. É na harmonia de todos os elementos que está a chave do ideal.
Este entendimento é mais fácil de encontrar no campo, onde o espaço ainda existe, onde o silêncio é menos raro, onde o natural está mais presente.
Nas nossas cidades, a casa que vive em harmonia com o espaço onde está inserida, em que as paredes não são obstáculos, em que a luz não é filtrada mas absorvida e reutilizada são uma verdadeira extravagância.
Pero que las hay! Hay!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E a tua casa? Tem espirito também?
Acende a lareira e abre-me a porta porque já estou a chegar. Venho conhecer o teu mundo interior e a luz que irradias

PR

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Está bem, também concordo. No entanto, o espírito de uma casa relaciona-se fortemente com quem nela habita, como a habita, o uso que lhe dá ou não. O que conta, como em tudo, numa casa, são as pessoas. A luz que nela entra pode ser melhor ou pior vivenciada. Depende...
Não?

Beijos

11:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home